Estou interessado em fazer uma tatuagem no braço e antebraço, mas ocupo uma posição de diretoria executiva. Acreditam que ainda há preconceito neste sentido? [André M.]

Em boa parte do século 20, a tatuagem era um símbolo de contracultura. Dava um ar de rebeldia para quem a tinha. Mas nos últimos anos, cada vez mais as tattoos entraram para o mainstream. Hoje você encontra CEOs (como Jack Dorsey, do Twitter) e até mesmo chefes de governo (como Justin Trudeau, o primeiro-ministro do Canadá) tatuados. Ainda assim, é bom tomar certas precauções. Primeiro ponto? A empresa em que você trabalha. Se ela tiver uma cultura mais descontraída, como uma startup de tecnologia, dificilmente uma tatuagem vai te causar problema. Agora, num escritório muito tradicional de advocacia, por exemplo, a chance já aumenta.

A segunda questão diz respeito ao local da tatuagem. No corpo? Não tem erro, porque ninguém verá no escritório. No braço? Tranquilo também. Qualquer camisa já cobre a tattoo. No antebraço? Complica um pouco, porque você precisará de uma camisa de manga longa se quiser cobrir. Agora, no que diz respeito a tatuagens no pescoço ou na mão, que são muito chamativas, melhor evitar se você trabalha numa área mais formal, como contabilidade ou direito.