Vocês estão familiarizados com o conceito de “imagem pessoal”, senhores? Trata-se da maneira como você se apresenta às outras pessoas. Isso vai engloba quesitos como a postura corporal, seu jeito de falar — e, claro, a maneira de se vestir.

Já demos dicas de como ter uma linguagem corporal confiante; e como deixar seu papo interessante. E, hoje vamos falar sobre o segredo para se vestir bem no trabalho: mire um degrau acima do seu cargo. Cada empresa tem a sua própria cultura e dress code, aos quais você deve ficar atente. Mas seguindo esse truque, não tem como errar.

Vamos analisar as possibilidades. Vestir-se um degrau abaixo, obviamente, fará você se destacar negativamente entre os seus colegas. Vestir-se no mesmo degrau deles o transformará em mais um na multidão.

E por que não se vestir dois ou três degraus acima? Porque neste caso o seu look ficará forçado demais. É um conceito na moda masculina que chamamos de “overdress”, exagerar na dose. Você ficará deslocado no ambiente.

Por mais estilosa que seja a sua roupa, você precisa se adequar à ocasião. Pensa na seguinte situação: um churrasco no domingo com os amigos. Todo mundo de camiseta, jeans e tênis. Se você for de costume, não vai combinar, porque estará vários degraus acima da ocasião.

Agora, se simplesmente der um upgrade no trio — jeans slim com barra dobrada, sneaker branco matador e camiseta henley, por exemplo — você vai se destacar com suavidade e discrição. Deu para entender a diferença?

A mesma lógica serve para o trabalho. Inspire-se na maneira que seu chefe e os pares dele se vestem. Suba esse degrau, nada além disso. Até porque se você mirar no chefe do chefe, isso pode criar algum incômodo em seu superior, como se você quisesse ofuscá-lo. E fazer isso não é uma boa ideia.

Diz uma máxima que não existe elevador para o sucesso, deve-se subir de degrau em degrau. Lembre-se disso na hora de escolher suas roupas. Onde você quer estar dentro de um ou dois anos? Vista-se de acordo com esse objetivo e, pode ter certeza de que, se o seu desempenho intelectual for à altura do estilo, em breve você chegará lá.

VÍDEO EM DESTAQUE

***

Texto oferecido por EL HOMBRE