Você já ouviu falar na camiseta henley, caro leitor? Se você acompanha o Moda Masculina há algum tempo, seja no site, no Instagram ou no YouTube, provavelmente sim. Mas tem uns assuntos que merecem ser revisitados de tempos em tempos. E a Henley é um deles, porque ela tem a capacidade de levar o seu look casual ao próximo nível.

Antes de mais nada, o que raios seria essa tal da henley? Trata-se de um híbrido da camiseta de gola básica e da polo. Assim como a polo, ela traz botões frontais, geralmente entre dois e cinco. Só que ela não possui colarinho. De resto, é como qualquer camiseta comum. Deu para entender? Eis uma foto para visualizar melhor:

henley

A henley nasceu, alguns séculos atrás, como roupa de baixo da nobreza britânica; depois virou uniforme em competições de remo; e finalmente, a partir da década de 1970, entrou para o armário casual do homem.

Sua grande vantagem é que traz um toque rústico para os looks casuais, mas sem exagerar. É um upgrade suave da camiseta básica. Também não vai te deixar com uma aparência tão “certinha” quanto a polo. Ou seja? Você só tem a ganhar com ela.

_henley2

Outra questão é que henley é bastante versátil. Ela vai combinar com qualquer look casual. Alguns exemplos de peças que combinam:

  • Calça jeans
  • Calça de sarja
  • Bermuda casual
  • Tênis
  • Bota
  • Sapato casual
  • Jaqueta jeans
  • Jaqueta de couro

Agora, o ideal é você não misturá-la em looks sociais ou esportivos, beleza? Porque com calça de alfaiataria ou shorts de academia, por exemplo, ela vai ficar deslocada.

henley3

Como a gola fica em formato de “V” quando você abre alguns botões, isso privilegia o shape do corpo. Então se você estiver com a musculação em dia, melhor ainda. Mas isso não é um pré-requisito, ok? Assim como qualquer camiseta básica, a henley também pode ser usada pelos mais magrinhos ou gordinhos tranquilamente.

Os modelos de manga longa são particularmente estilosos, apesar de existirem vários exemplos bonitos de manga curta também. Em relação às cores, as sóbrias são as melhores — como cinza, bege, preto, branco, etc — porque assim mantém o tom rústico da peça.

Entre os famosos que são fãs da henley podemos citar David Beckham e Ryan Gosling, entre outros, dois dos maiores ícones do estilo da atualidade. Ou seja? Você estará em boa companhia. Isso sem contar que aqui no Brasil a peça é menos famosa do que nos EUA e na Europa, portanto você vai se destacar na multidão.

Na internet há várias opiniões femininas de que elas acham essa peça incrivelmente sexy. Moral da história? Se você ainda não tem uma henley no seu armário, compre uma. Se você já tem, compre outra para expandir o repertório.

VÍDEO EM DESTAQUE

***

Texto oferecido por EL HOMBRE