O que significa alfaiataria? Na essência da palavra, trata-se de uma peça produzida para você sob medida por um alfaiate. Um processo artesanal e artístico dentro do universo da moda.

Mas hoje em dia, o termo ganhou um significado mais amplo, servindo para caracterizar roupas elegantes e formais, ainda que sejam prêt-à-porter. Ou seja, prontas para vestir, como compramos numa loja do shopping.

O alfaiate continua tendo um papel importante nesse processo, no entanto, porque o ideal fazer os devidos ajustes na peça que você comprar, para que o caimento seja adequado ao seu corpo. Muitas lojas oferecem esse serviço ou, então, você pode procurar um profissional de sua confiança.

E como incorporar a alfaiataria ao seu look? Claro, usar um costume ou terno completo é sempre uma alternativa. Mas se você quiser modernizar o visual, pode apostar numa destas três opções:

1# BLAZER

O blazer nada mais é do que um paletó sem a calça do conjunto. Simples assim. A boa notícia? Ele combina bastante com peças mais casuais. No lugar da calça social, você pode apostar numa jeans ou de sarja; para os pés um tênis branco ou bota substituindo o sapato; e trocar a camisa pela camiseta básica.

2# CALÇA SOCIAL

Pois é, senhores. A calça social também tem vida própria longe do paletó. Ela não é tão casual quando o blazer, no entanto. Camiseta? Até pode, mas fica melhor com camisa mesmo. E para os pés, melhor manter um sapato social (tipo loafer ou derby). Dá para ousar com o tênis branco sem meia? Sim. E com bota? Também, desde que tenha uma modelagem mais fina (tipo Chelsea) e menos rústica. Por fim, um blazer de cor, tonalidade ou padronagem diferente para ser um bom parceiro.

3# COLETE

Nosso terceiro item é o colete social. Nada de camisa branca e colete preto. Fica muito tradicional. Modernize o look com uma camiseta xadrez e um colete marinho ou cinza, que pode até ser risca-de-giz. Para as pernas, uma calça jeans ou de sarja cai bem, com um sapato casual nos pés.

***

Texto oferecido por EL HOMBRE