“Com terno azul marinho, qual cor de camisa e gravata devo usar?” Olá, senhores, Pedro Nog na área para mais uma consultoria de estilo. Hoje, vou dar algumas dicas para acertar na combinação de cores num look social, quando você está de costume azul marinho.

COR DA CAMISA

Começando pela camisa, as principais cores para um look social, por ordem de formalidade, são: (i) branca, (ii) azul clara, (iii) azul listrada e (iv) rosa claro. “Não pode ser camisa escura?” Até pode, mas se você quer um look clássico e atemporal, a camisa deve ser mais clara do que o paletó. E entre as opções que mencionei acima, a mais elegante é a branca. É impossível errar com ela. Sempre que você estiver em dúvida, pode apostar na camisa branca sem medo.

COR DA GRAVATA

Sobre a gravata, a mais versátil eu considero a azul marinho. Deixa o look sofisticado e vai bem com todo tipo de camisa. Ela pode ser lisa ou com padronagem, como você preferir. Em seguida, eu recomendo a gravata vinho, ou vermelho suave, ou marrom. São excelentes escolhas também.

Agora, essas não são as únicas opções, claro. Por exemplo, eu já vi looks incríveis com gravata verde, gravata rosa, gravata roxa, etc. Só que, com elas, é mais perigoso errar na escolha do modelo. Com uma azul marinho, por outro lado, não tem erro. E as avermelhadas também são fáceis de harmonizar com o look. Aí com o tempo, conforme você for pegando experiência na combinação de ternos, gravatas e camisas, você pode ir se arriscando, se quiser, em modelos de outras cores.