“Pedrão, eu trabalho num escritório informal, mas gosto de me vestir bem alinhado. Estou com uma certa insegurança para acertar na combinação do costume cinza com as cores de camisa. Você tem alguma sugestão?” [Anderson]

Um truque infalível, Anderson: sempre que você estiver em dúvida sobre qual camisa usar com terno, aposte na branca. Ela é atemporal, sofisticada e elegante. Nunca falha. Mas isso não significa, claro, que você deva se limitar a ela. Numa escala de formalidade, na sequência dela vem a camisa azul clara, que é também um clássico da moda masculina e que harmoniza muito bem com o terno cinza.

Uma terceira opção? Unir essa duas cores (branco e azul) numa camisa listrada. Apenas é importante ficar atento ao tamanho da padronagem. Listras grossas trazem um aspecto casual à peça. Como estamos falando de looks sociais, deve-se apostar em listras finas. (A mesma lógica serve para outros tipos de padronagem.) Para completar a nossa lista, eu acrescentaria a camisa rosa claro, de preferência numa tonalidade sem muito brilho.

Agora, se você for usar o seu terno cinza sem gravata, numa ocasião mais descontraída, além das sugestões acima eu também consideraria a camisa azul marinho ou a preta. Por serem tons escuros, elas acabam sendo menos formais dentro do universo da camisaria. Mas ainda assim, formam um belo par com o cinza.

Lembrando que, para criar um look social elegante, é fundamental que as peças estejam com um bom caimento no seu corpo. A nossa sugestão de onde fazer ajuste de ternos, para quem mora em São Paulo, é a Ellegancy Costuras, um ateliê especializado em alfaiataria. Visite www.elcosturas.com.br para saber mais sobre os serviços oferecidos e as unidades.