“Pedro, você tem alguma sugestão de brechó online para comprar roupas masculinas?” [Venilton]

Antes da internet existir, fazer compras no brechó era um verdadeiro desafio. Você tinha que dar sorte de encontrar uma peça bonita — e no seu tamanho — dentro de um acervo bastante limitado. Afinal, tudo ficava centralizado na mão do dono do brechó. A decisão era exclusivamente dele sobre quais peças ele iria comprar para, depois, revender no seu espaço para os clientes.

Conclusão? Você possivelmente gastaria muito tempo dentro do brechó e, ainda assim, não encontraria nada que fizesse o seu estilo ou que coubesse no seu corpo.

Mas hoje em dia as coisas ficaram bem mais fáceis com os brechós online. Um mesmo site pode reunir centenas, ou até mesmo milhares, de pessoas vendendo peças. E, além disso, você consegue navegar facilmente por este volume todo colocando nos filtros de pesquisa o seu tamanho e o estilo das roupas que você busca.

O meu brechó online preferido é o Enjoei; eles têm um volume de roupas impressionante e fazem uma excelente curadoria das peças mais bonitas para colocar em destaque. Muitas pessoas famosas, inclusive, criam lojas pessoais no Enjoei para vender as roupas que não usam mais. Outro site que tem crescido bastante, com um modelo semelhante, é o Repassa. São os meus dois preferidos, por oferecerem (i) um grande volume de itens, (ii) peças de qualidade alta e (iii) uma ferramenta eficaz de pesquisa.

Mas há um terceiro que eu também adicionaria na lista, que é o Etiquete Única. Ele é voltado para peças mais de luxo e tem um processo bem rigoroso de autenticação, assim você não corre o risco de comprar uma falsificação. Apesar de ser um segmento naturalmente mais caro, também dá para encontrar algumas peças mais em conta no site, até por menos de 100 reais. Vale a pena dar uma olhada.