Em uma reflexão nostálgica, o jornalista e escritor americano Charles Hix, especialista em moda masculina, compartilhou num artigo para o “The Wall Street Journal” as valiosas lições sobre estilo que recebeu do lendário Cary Grant nos anos 1970. Numa entrevista por telefone para a “GQ”, Grant, então com quase 70 anos, ofereceu a Hix, na época com 31 anos, uma visão inestimável sobre a elegância masculina: a importância de se vestir adequadamente para cada idade e ocasião.

Essa conversa, que aconteceu em um contexto sem tecnologias modernas, deixou uma marca indelével em Hix, que se recorda das palavras do ícone do cinema não textualmente, mas com clareza na essência da mensagem: vestir-se com estilo significa adaptar-se e respeitar as etapas da vida e as circunstâncias. Grant argumentava que o que é apropriado para os jovens pode não ser para os mais velhos, ressaltando a elegância de saber vestir-se conforme o momento.

A lição, embora percebida na juventude de Hix, só ganhou profundidade com o passar dos anos. Ele relembra o impacto que um suéter de lã dado por sua irmã teve em sua autoimagem durante a adolescência em Michigan, um momento de transformação que prenunciou sua futura carreira em moda e sua jornada pessoal através dos extremos da moda jovem em Nova York, até chegar a uma compreensão mais madura e refinada do estilo.

Com o avançar da idade, Hix encontrou sobriedade em sua autoimagem, distanciando-se dos “crimes da moda” de sua juventude para abraçar uma elegância mais discreta e adequada, inspirada, em parte, pela sabedoria de Grant. Hoje, como octogenário, Hix valoriza ainda mais os conselhos do ícone de Hollywood, percebendo a importância de manter a elegância e a dignidade em todas as fases da vida.

O blazer azul-marinho tornou-se sua peça preferida, simbolizando um equilíbrio entre o clássico e o confortável, adequado para “ocasiões especiais” e para o cotidiano. Hix mantém um guarda-roupa cuidadosamente selecionado, pronto para transformar-se e impressionar em qualquer situação, seguindo a filosofia de que o modo como nos vestimos comunica respeito e consideração pelos outros.

Fonte: The Wall Street Journal