A Oriba, marca paulista de slow fashion, entrou na Black Friday para causar um impacto positivo no planeta. “Todo ano nossos clientes nos perguntam se teremos alguma ação e sempre respondemos que sim, mas de uma maneira diferente. Esse ano nos unimos ao lab de criatividade Napoleão e criamos um manifesto para fazer as pessoas refletirem”, comenta Paulinho Moreira, sócio fundador da marca.
A Transparent Friday rolou de 23 a 28 de novembro nas lojas físicas e online da label. Os descontos, aplicados em produtos selecionados, representaram numericamente o impacto negativo do fast fashion no planeta.
O projeto foi construído de forma colaborativa e descentralizada, identidade do lab, que tem como principal objetivo conectar jovens talentos à grandes marcas. “Transformamos as porcentagens presentes em diferentes relatórios de sustentabilidade em descontos para captar a atenção do consumidor de uma forma completamente diferente”, comenta Gus Machado, co-fundador do Napoleão.
Água, material sintético, pesticida, reciclagem e condições de trabalho são algumas das palavras que fizeram parte da ação. Com elas o consumidor liberaram tanto um desconto, quanto uma informação. Por exemplo, para ter 7% de desconto, o cupom era “condições de trabalho”, visto que somente 7% das marcas de fast fashion dão boas condições. “Nós fazemos parte da indústria da moda, ainda estamos longe do ideal da sustentabilidade, mas realmente tentamos evoluir e causar um impacto positivo, tanto na sociedade, quanto no planeta”, aponta Paulinho.
Não é a primeira vez que a Oriba lança uma campanha ou manifesto com o objetivo de fomentar mudanças na indústria. No começo do ano a label divulgou o blueprint de como produzir camisetas 100% sustentáveis com algodão brasileiro, encorajando pequenas e grandes marcas a, de fato, adotarem a responsabilidade socioambiental.
Em um momento em que o greenwashing fica cada vez mais nos holofotes, é preciso olhar para a produção responsável. Na Oriba é possível encontrar peças com algodão orgânico plantado na Paraíba, jeans sustentável — que tem 98% de água utilizada no processo tratada e devolvida ao meio ambiente –, plástico reciclado e outros materiais com cadeias de produção que respeitam o meio ambiente.
Dirigidos por Ohana Ribeiro e com direção de fotografia de Dariely Belke, o manifesto conta com 6 filmes que se apropriam da linguagem fashion, mas trazem um contraponto com projeções e números para revelar os impactos do fast fashion.
ASSISTA ABAIXO:
Os outros vídeos você pode conferir no Instagram da Oriba
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.