Celebridades como Kim Kardashian e Hailey Bieber têm contribuído para a popularização de um tratamento conhecido como “soro da beleza”, que promete melhorar a qualidade da pele e fortalecer o cabelo de maneira quase instantânea. No entanto, este método, que é na verdade a soroterapia — uma suplementação intravenosa de vitaminas, minerais e aminoácidos — não é tão simples quanto parece.

A soroterapia não é um procedimento recente, mas ganhou destaque recentemente devido às redes sociais que o associam a fins estéticos. Segundo a dermatologista Laís Serezini Abdalla, especialista em medicina capilar, a soroterapia é indicada apenas para pacientes com deficiências desses nutrientes, sendo necessária uma avaliação médica cuidadosa.

“Essas reposições são prescritas após consultas médicas e exames de sangue e são elaboradas de forma individual, para atender as necessidades de cada paciente”, explicou a médica em entrevista à revista Elle Brasil.

Apesar dos benefícios potenciais para a pele e o cabelo, a soroterapia deve ser vista como parte de um tratamento mais amplo e não como um procedimento isolado. O uso indevido pode levar a riscos significativos para a saúde, incluindo sobrecargas hepática, renal e cerebral. A médica alerta que o tratamento deve ser realizado exclusivamente por profissionais capacitados e sob indicação médica.

A melhor forma de garantir a nutrição adequada continua sendo através de uma alimentação saudável, hidratação adequada e um estilo de vida equilibrado, sem recorrer a métodos invasivos sem a devida necessidade.

Fonte: Elle Brasil