Senhores, hoje vamos voltar ao passado e falar sobre um dos itens mais icônicos da moda masculina do século 20: a jaqueta bomber, que virou tendência novamente nos últimos tempos. Ela é caracterizada pelo zíper frontal, punho elástico e bolso faca nas laterais, além de uma pequena gola para proteger o pescoço do frio.
De origem militar, a jaqueta bomber era usada na 1ª Guerra Mundial pelos pilotos da aeronáutica para proteção térmica durante os combates aéreos, já que os aviões não possuíam cabine isolada naquela época — e lá no alto faz um frio tremendo.
Algumas décadas depois, a bomber virou queridinha dos galãs de cinema dos anos 50, como Marlon Brando e James Dean, fazendo com que a jaqueta se livrasse de seu aspecto militar, se tornando um símbolo do men’s fashion. Desde então, várias versões dela foram criadas, com materiais, ajustes e estilos diferentes.
ACERTANDO NA COMPRA
O primeiro passo para escolher uma jaqueta bomber é acertar no caimento. Apesar dela ter uma característica mais confortável, não pode sobrar muito tecido no corpo. Vamos lembrar que conforto e folga são duas coisas diferentes.
Observe se as ombreiras da peça caem perfeitamente sobre os seus ombros. Sim? Ótimo. Isso criará harmonia entre o seu físico e a jaqueta. Fique atento, também, para a sobra do casco embaixo dos braços, que não pode ser exageradamente volumosa.
Em relação ao comprimento, a jaqueta bomber deve terminar na altura da cintura. Mais ou menos sobre o cinto, caso você esteja usando um. Não antes disso, tampouco depois.
CORES & MATERIAIS
É possível achar uma jaqueta bomber em diferentes tipos de material, corte e principalmente cores. Então fique atento à combinação com as outras peças do seu look.
Começando pelas cores, as melhores opções são as neutras e clássicas. Por exemplo preto, marrom, bege e verde militar. Elas têm a vantagem de combinar com um maior número de camisetas e calças diferentes.
Outro fator importante é o tecido. No frio você pode apostar nos modelos de couro e camurça, pois eles esquentam bastante. Em dias mais amenos, as versões de nylon e poliéster são boas alternativas.
COMO COMBINAR COM SEU LOOK
A jaqueta bomber é abençoada pela sua versatilidade. Você consegue incorporá-la em vários looks diferentes, especialmente os casuais com camiseta lisa e calça jeans/chino. Nos pés, um sneaker ou bota ficam perfeitos.
Os modelos de nylon também são legais para usar num visual athleisure, que tem uma pegada mais esportiva. A calça jogger se encaixa maravilhosamente bem neste conjunto.
Agora, se a situação pede um pouco mais de formalidade, melhor deixar a sua bomber no armário e pegar um blazer, pois ela não combina muito com camisa e sapato.
Para resumir, senhores, a jaqueta bomber é uma peça essencial do armário masculino, pois possibilita inúmeras combinações de looks casuais. Vale a pena ter duas ou três em sua coleção, aumentando assim seu leque de opções para o dia-a-dia.
Fique agora com mais alguns looks para se inspirar:
VÍDEO EM DESTAQUE
***
Texto oferecido por EL HOMBRE