Bernard Arnault, empresário francês, conquistou o título de pessoa mais rica do mundo em 2024, com um patrimônio estimado em US$ 233 bilhões, segundo a mais recente lista publicada pela revista Forbes.

Aos 75 anos, Arnault lidera o conglomerado LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), um império global que reúne 75 marcas de luxo, incluindo nomes renomados como Louis Vuitton, Dior e Tiffany & Co.

Formado engenheiro pela Escola Politécnica de Paris, Arnault iniciou sua trajetória no luxo em 1984, com a aquisição da Christian Dior. Desde então, expandiu significativamente seu portfólio através de aquisições estratégicas, destacando-se a compra da joalheria americana Tiffany & Co. por US$ 15,8 bilhões em 2021, a maior do setor segundo a Forbes.

O conglomerado LVMH não se limita apenas à moda e cosméticos, abrangendo também joias, relógios, bebidas alcoólicas, varejo e até setores hoteleiro e de mídia.

Casado com a pianista Hélène Mercier, com quem tem cinco filhos envolvidos na gestão das marcas do grupo, Arnault vê-se como um embaixador da cultura francesa, associando seus produtos à herança de figuras históricas como Maria Antonieta e à opulência de Versalhes.

Fonte: Estadão