“Qual é o melhor tecido para uma camisa social?” A resposta para essa pergunta é ao mesmo tempo simples e complexa. Então, vamos por partes.

ALGODÃO: SIM

melhor tecido camisa social masculina

O algodão é o melhor material para uma camisa masculina, por diferentes motivos. Primeiro, é uma fibra natural, que permite ao corpo respirar bem. Segundo, é confortável e macio. Terceiro, tem uma aparência elegante.

POLIÉSTER: NÃO

melhor tecido camisa social masculina

O poliéster, por sua vez, é uma fibra sintética que algumas marcas usam para baratear uma peça, só que abafa o corpo. Então uma camisa com poliéster na composição tem qualidade mais baixa do que uma camisa 100% algodão.

ALGODÃO + ELASTANO: SIM

melhor tecido camisa social masculina

Existe uma fibra sintética que pode ser bem-vinda na camisa social: o elastano, que ajuda no caimento da peça e dá movimento. Então uma camisa de algodão, com uns 2% de elastano, é uma boa compra.

TECIDO DA CAMISA SOCIAL: CONCLUSÃO

Resumindo, o algodão é o melhor material para uma camisa social.

“Ué, mas onde está a complexidade nisso?” Acontece que o algodão, tecnicamente, é uma fibra, não um tecido em si. O jeans, por exemplo, é feito de algodão. A flanela, também. E são tecidos casuais, não formais.

Mas não precisa se preocupar com isso, ok? Como eu comentei, é só uma questão técnica. Aqui no Brasil, todo mundo chama “camisa social de algodão” simplesmente de… camisa social de algodão! Rs. Inclusive tá lá no dicionário: a palavra “algodão” pode ser usada, também, para descrever um tecido que é fabricado com fibra de algodão.

Lembrando que o caimento da camisa em si está ligado à modelagem. A maior influência do tecido é no conforto térmico e na maciez do toque.