O cinema sempre exerceu uma grande influência sobre a moda masculina. E, no passado, essa influência era ainda maior. Nos anos 50, não existia Instagram, Netflix ou Google. A própria internet ainda estava muito longe de ser inventada. Quanto à televisão? Ela era um luxo para poucos — havia pouquíssimos canais disponíveis e o preço da TV era astronômico.

O cinema era, portanto, a principal fonte de inspiração de moda para os homens, ao lado das revistas. Os astros de Hollywood ditavam as tendências com um poder quase absoluto, tanto com os figurinos usados nos filmes, quanto com as roupas do dia-a-dia.

A década de 1950 marcou o final da Era de Ouro do cinema. O glamour hollywoodiano estava no seu apogeu. Essa época coincidiu, também, com mudanças sociais, culturais e econômicas que revolucionaram a moda masculina. Os jovens romperam com o estilo formal das gerações anteriores, com peças como a camiseta, a calça jeans e as jaquetas de couro se tornando um símbolo de sua rebeldia. Marlon Brando, James Dean e Elvis Presley são símbolos deste movimento.

Isso não significa, porém, que os ternos saíram de cena. Pelo contrário — a alfaiataria continuou nos holofotes, com ícones como Frank Sinatra, Gary Cooper e Cary Grant exibindo seus ternos bem cortados com orgulho.

Aproveitando a estreia em São Paulo do musical “Cantando na Chuva”, inspirado no icônico filme de 1952, decidimos homenagear a golden age hollywoodiana com esta edição do MM Journal, dedicada a esse momento tão histórico da moda masculina.

O MM Journal é 100% gratuito para baixar. É só inserir seu nome e email no box, que você será redirecionado para a edição digital em PDF. Se você preferir, pode ler o MMJ também no seu navegador, acessando a galeria abaixo.

LEITURA ONLINE