Existem diferentes peças-chave no armário masculino. Uma delas é o sapato social.

Mesmo que você prefira usar tênis e/ou bota no dia a dia, quando somos convidados para uma ocasião especial — como um casamento, uma festa de formatura, um jantar de negócios, etc — o sapato social traz um toque bem-vindo de elegância e de formalidade ao nosso look.

(E se o dress code do evento for Passeio Completo, aí é um item obrigatório.)

Mas qual modelo escolher pro look? Eis os 4 tipos de sapato que todo homem precisa conhecer:

1. Oxford, o sofisticado: Os furos do cadarço ficam no próprio cabedal (corpo) do sapato, o que traz uma elegância minimalista a ele. É a melhor opção quando você quer um calçado de alta classe.

2. Derby, o confortável: Ele é muito parecido com o Oxford, mas os furos do cadarço ficam numa aba costurada no cabedal, o que garante mais espaço e conforto aos pés.

3. Loafer, o descontraído: Ele é conhecido por ser fechado, ou seja, não tem cadarço. Basta deslizar o seu pé para dentro. Como seu cano é mais baixo, em geral o loafer é usado sem meia (apesar de não ser uma regra) e ele traz um leve toque de casualidade ao look.

4. Monk Strap, o criativo: Se você gosta de um design mais ousado, o Monk Strap é para você. Ele possui fechamento por alça e fivela. É ótimo para acrescentar um toque de criatividade ao visual.