As exportações de relógios suíços enfrentaram uma queda significativa, a maior desde 2020, devido à diminuição da demanda nos mercados chave como China e Hong Kong. Em março, houve uma redução de 16% no valor das exportações, totalizando 2 bilhões de francos suíços, cerca de 2,2 bilhões de dólares. Esse declínio foi particularmente severo na China e em Hong Kong, onde as remessas caíram 42% e 44%, respectivamente, atingindo níveis inferiores aos do começo da pandemia em março de 2020, quando a indústria parou completamente.
Este declínio acentuado nas exportações reflete uma desaceleração global na procura por relógios suíços, interrompendo um período de crescimento que começou em 2021 e continuou até meados de 2023. O aumento das taxas de juros, um crescimento econômico instável e tensões geopolíticas contribuíram para que os compradores reconsiderassem os gastos com artigos de luxo. Os impactos foram sentidos em todas as faixas de preço: relógios acima de 3.000 francos suíços tiveram uma queda de cerca de 10% no valor das exportações, enquanto os relógios na faixa de 500 a 3.000 francos suíços sofreram uma queda de 38%.
Durante a pandemia, houve um aumento na demanda por relógios de luxo suíços, impulsionada pelo dinheiro de estímulos governamentais e pela incapacidade dos consumidores de gastar em viagens. No entanto, a indústria enfrentou problemas na cadeia de suprimentos após a paralisação da produção durante os lockdowns, o que levou a aumentos de preço pela maioria das marcas. Agora, o mercado ajusta-se às mudanças nas condições econômicas globais, com uma redução geral de 25% no número de unidades enviadas em março, refletindo um recuo significativo nas ordens de compra.
Fonte: Fashion Network