Como fazer o perfume durar mais no corpo? Você já deve ter se perguntado isso. Existem várias técnicas para passar o perfume da maneira certa e, assim, tirar o melhor dele.
Mas nenhuma delas é mais determinante do que a concentração da fragrância.
Você já reparou que os perfumes se classificam como Eau de Parfum ou Eau de Toilette, entre outros tipos? Isso significa a taxa de concentração do perfume puro dissolvido no álcool. Quanto maior a composição, mais tempo ele vai durar.
Batemos um papo com a especialista Renata Ashcar, que tem quase 30 anos dedicados ao estudo, pesquisa e difusão da cultura do perfume no Brasil, para ela nos explicar as diferenças de cada categoria.
“Mas a fixação também depende dos ingredientes“, avisa Renata. “Um perfume cítrico, por exemplo, vai evaporar mais rápido do que um amadeirado, por causa da densidade dos ingredientes.”
PARFUM: ACIMA DE 30%
Também chamado de extrato de perfume, é o tipo que traz a concentração mais alta de essências: acima de 30%. Devido a essa intensidade, ele dura mais tempo no corpo, podendo ultrapassar 24 horas.
“Não recomendo para usar aqui no Brasil”, diz Renata. O motivo? Ele é indicado para climas frios, porque o suor torna seu aroma intenso demais. E como vivemos num país tropical…
Além disso, o preço é salgado. Alguns exemplos de fragrâncias que possuem versão parfum são o Dior Fahrenheit e o Terre d’Hermès.
EAU DE PARFUM: 15% a 25%
Seu poder de fixação é bastante alto, de 8 a 10 horas, com a concentração de essências atingindo até 25%. “Ele é indicado para usar em dias mais frios ou à noite”, diz Renata.
Várias fragrâncias têm versão eau de parfume (EDP) e eau de toilette (EDT). Um exemplo é o Polo Blue, cujo EDT de 75ml custa R$ 399 e o EDP sai por R$ 469.
EAU DE TOILETTE: 8% a 10%
Para Renata, o eau de toilette é o tipo ideal de perfume para usar no Brasil. Ele dura bastante tempo no corpo — de 6 a 8 horas — trazendo de 8% a 10% de concentração.
Você pode usar durante o dia ou à noite, no inverno ou no verão.
A grande maioria dos perfumes masculinos possui versão EDT. Duas sugestões nossas são o Guerlain L’Homme Ideal e o Dior Sauvage.
DEO COLÔNIA: ATÉ 10%
O deo colônia (ou desodorante colônia, no nome completo) é uma categoria que existe apenas no Brasil. A grande maioria dos perfumes nacionais está nela.
Sua concentração de fragrância pode chegar a 10% e a fixação é semelhante à do EDT, em torno de 6 a 8 horas. Um deo colônia bastante famoso é o Malbec, de O Boticário.
Por que os perfumes nacionais são chamados de “deo colônia”, então? Trata-se de uma questão de nomenclatura, porque a composição é parecida com a do eau de toilette.
VÍDEOS RELACIONADOS
***
Texto oferecido por EL HOMBRE