Ontem decidi rever “007 contra o Satânico Dr. No”, o primeiro filme do James Bond, que foi lançado em 1962. Um clássico.

Os relógios que Bond usa nos filmes são uma atração à parte, assim como os carros que ele dirige.

Hoje em dia, os relógios dele são da Omega.

Mas nem sempre foi assim.

Ian Fleming, o criador do 007, era um fã da Rolex. Seu preferido era o Explorer Ref. 1016. Nos livros, Fleming descreve o espião usando um Rolex também, porém sem especificar qual seria o modelo.

ian fleming Explorer Ref. 1016
Ian Fleming com seu Rolex Explorer Ref. 1016

Mas no filme de estreia, “Dr. No”, Sean Connery aparece com um Rolex Submariner ref. 6538 no braço, um dos maiores clássicos da marca suíça e cuja referência 6538 acabaria ganhando no futuro o apelido de “James Bond Rolex” no universo da relojoaria.

Apesar do Submariner ser um relógio mergulhador, que era usado mais habitualmente com pulseira de aço, no filme ela é de couro. E ainda neste tópico, não há unanimidade sobre a cor dela. Em certas cenas ela parece ser preta; em outras, lembra mais um tom escuro de marrom.

Será que houve uma troca das pulseiras durante as filmagens? Ou até mesmo seriam relógios diferentes? Talvez um problema na iluminação e coloração do filme?

É difícil ter certeza, porque o relógio de Bond não é mostrado em “Dr. No” com o nível de detalhes que gostaríamos.

James Bond Rolex Submariner 6538
Em algumas cenas do filme a pulseira parece ser preta, em outras, marrom

Um dos motivos é que o 007 não tinha um relógio oficial na época. A Rolex não se interessou em disponibilizar um relógio para as gravações; e o filme não tinha orçamento para comprar um.

Até por isso, diz uma lenda que o Submariner do filme era do próprio Sean Connery e acabou sendo uma adição de última hora ao figuro. Há também quem acredite que o Rolex, na verdade, era do produtor do filme Albert Broccoli.

Mas até hoje não se chegou a uma resposta definitiva.

No entanto, a hipótese de terem adotado aquele modelo no improviso é provavelmente real. Em primeiro lugar? Um relógio mergulhador com pulseira de aço faria muito mais sentido numa história passada numa ilha. Além disso, nos looks de terno, Bond sempre aparece com sapato preto, portanto um relógio com pulseira preta teria sido a escolha correta, caso o figurinista tivesse tempo para escolher.

Sendo assim, a cena em que a pulseira parece ser marrom leva a crer que houve uma improvisação.

(Talvez, depois dos primeiros takes, a produção deu um jeito de arrumar uma pulseira preta e trocá-la.)

James Bond Gruen Precision 510
Connery jogando bacará de smoking com um Gruen Precision 510

E apesar do Rolex Submariner 6538 ter levado a fama por ser o primeiro relógio usado por James Bond no cinema, 40 anos após a estreia do filme descobriu-se que, na realidade, ele apareceu (de uma maneira quase imperceptível) com um Gruen Precision 510 numa cena anterior, em que Bond joga bacará no cassino.

Quem diria, né? Uma reviravolta — e vários mistérios até hoje não esclarecidos — que são dignos do maior agente secreto da história do cinema.