Em homenagem ao icônico pintor holandês Vincent van Gogh, tanto por suas renomadas pinturas quanto por sua extensa coleção de cartas, a Montblanc apresentou a sua nova série Masters of Art. A coleção, que abrange 5 instrumentos de escrita, se inspira não apenas nas obras, mas também na rica correspondência do artista com o seu irmão, Theo, oferecendo um olhar íntimo sobre sua vida e paixões.

Os itens da série ostentam a proporção áurea – ou 1,61 (Phi) –, um padrão estético atemporal presente em inúmeras obras de arte renomadas. A parceria com o Museu Van Gogh, em Amsterdã, fortalece a essência da coleção. O museu, que comemora 50 anos em 2023, guarda a mais vasta coletânea de trabalhos de Van Gogh, incluindo mais de 200 pinturas e aproximadamente 1200 desenhos e cartas.

Van Gogh, figura proeminente da arte pós-impressionista nascida em 1853, é celebrado por sua vibrante paleta de cores e técnicas audaciosas. Mesmo com uma carreira de apenas dez anos, ele criou mais de 800 pinturas, consolidando-se como um dos maiores nomes da história da arte. Confira abaixo mais detalhes sobre a coleção:

Edição Limitada 4810

“Esta edição enfatiza especialmente seu tempo em Arles com detalhes de design que refletem os trigais provençais e uma de suas pinturas mais famosas, Girassóis. O número 1888 gravado no aro do corpo — ao lado da assinatura de Van Gogh em laranja brilhante — celebra o ano em que ele se mudou para Arles. O corpo é decorado em tons de amarelo e laranja, refletindo as paisagens ensolaradas do sul da França, imortalizadas nas obras do artista.

Sua espátula inspirou o clipe revestido a platina, enquanto suas pinceladas arrebatadoras são imortalizadas na laca amarela da parte superior da tampa. Além disso, seu gosto pelo cachimbo, ao qual ele se referiu em muitos de seus autorretratos, é capturado em um detalhe sutil do clipe: a parte superior tem o formato da parte redonda do cachimbo e é preenchida com resina preciosa amarela.

Em homenagem ao fascínio de Vincent pelas tradicionais xilogravuras japonesas, a forma geral é inspirada em uma faca de corte de madeira japonesa, enquanto a tampa é feita de madeira. A edição é coroada por um um emblema Montblanc feito em resina preciosa amarela.”

Edição Limitada 888

“Com detalhes que lembram Campo de Trigo com Corvos, de 1890, uma das obras mais famosas do artista, o design desta edição faz referência ao tempo que ele viveu em Saint-Rémy-de-Provence e Auvers-sur-Oise. O incrível senso de movimento da imagem é acentuado pela técnica de impasto, aplicada tanto aos campos de trigo que parecem balançar ao vento como aos pássaros negros cortando o céu na tela. A tampa com incrustações de laca translúcida em vários tons de azul e a camada externa vazada em ouro amarelo maciço Au 750 remetem a esse contraste vibrante.”

Edição Limitada 161

“Esta edição faz referência a várias obras de Van Gogh, incluindo sua última tela: Raízes de Árvores, de 1890. A geometria colorida da obra que retrata um grupo de árvores com as raízes expostas pela erosão no flanco da colina foi uma grande inspiração para o corpo em laca dessa edição. A tampa faz alusão a um desenho de 1889 conhecido como Campo de Trigo e Ciprestes, gravado na prata de lei Ag 925.”

Edição Limitada 90

“Este instrumento de escrita apresenta uma interpretação especialmente magistral da técnica de impasto que Van Gogh usava, na qual camadas grossas de tinta eram aplicadas com uma espátula para dar vida à tela por meio de textura e movimento. A Colheita, de 1888, inspira as pinceladas e a técnica usadas na tampa e no corpo do instrumento de escrita.”

Edição Limitada 8

“O instrumento de escrita mais precioso de nossa nova coleção limitada tem apenas 8 peças. A edição é um impressionante tributo aos céus azuis de Van Gogh sobre os campos de trigo dourados. Com uma imensidão azul complementada por um mix de pedras e metais preciosos, o instrumento de escrita incorpora as incríveis habilidades dos artesãos da Montblanc.”

Acompanhando a coleção, há acessórios como um caderno com design inspirado na paisagem de “Wheatfield com um Reaper” e tinta Montblanc na cor turquesa, alusiva à obra “Almond Blossom”. A coleção inclui ainda abotoaduras em aço, laca azul e cristal de safira, evocando os céus das pinturas de Van Gogh. Esta edição limitada é uma parceria com o Museu Van Gogh e está disponível nas boutiques Montblanc e online. Mais informações em www.montblanc.com.br