O texto de hoje é para aqueles rapazes que, apesar de ainda estarem na adolescência, já reconhecem a importância de construir uma boa imagem pessoal. Como se vestir bem na escola?

Esta é uma questão importante porque, quando você se sente estiloso, fica também mais confiante. É tipo uma injeção de autoestima na veia. Além disso, um look bonito vai ajudá-lo a se destacar nos corredores do colégio – e a chamar a atenção das garotas. Então bora ver algumas dicas?

1# SEJA BÁSICO

O primeiro conselho? Seja básico. A simplicidade é a chave do estilo. Com algumas peças coringa, sobre as quais vamos falar adiante, você consegue se vestir bem diariamente e criar um estilo próprio. Até porque escola não é desfile de moda. Se você usar um look ousado demais, vai ficar deslocado no ambiente.

2# A CALÇA JEANS É SUA MELHOR AMIGA

Vamos começar pela fundação: a calça jeans. Ela é versátil, estilosa – e te dá uma aparência mais, digamos assim, madura do que a bermuda. O segredo é comprar um modelo slim e ajustar a barra, para não ficar sobrando tecido em lugar nenhum. Acertando neste item, metade do caminho já está percorrido.

3# A CAMISETA BRANCA É SEU FIEL ESCUDEIRO

Se a calça jeans é sua melhor amiga, podemos dizer que a camiseta branca é seu fiel escudeiro. Quando você junta essas duas peças, não tem como errar na combinação. E o melhor de tudo? Por ser uma dupla básica, ela nunca fica repetitiva. Dá para usar praticamente todo dia, basta você diversificar os modelos: calças de tons e lavagens diferentes, com camisetas trazendo detalhes variados.

4# ENTÃO EU SÓ DEVO USAR CAMISETA BRANCA? NÃO

Calma, cavalheiro, eu não estou dizendo que você só deve usar camiseta branca. A questão é que elas são mais fáceis de combinar. Mas você pode – e deve – também apostar em outras cores às vezes. Especialmente os modelos lisos de tonalidade escura, tipo preto, verde militar e azul-marinho.

5# TENHA UM BELO SNEAKER

Nada de sapato ou sapatênis, por favor. Eles não combinam com o ambiente da escola. (Bom, o sapatênis na verdade não combina com ambiente nenhum.) O ideal é usar um sneaker casual no dia-a-dia.

E não precisa exagerar nas cores. Em geral, a melhor opção é um tênis branco ou preto simples. Deixe os modelos coloridos para fazer esporte. Outro detalhe importante? Procure usar sempre meia sapatilha, daquela que não aparece no tornozelo. Fica bem melhor com sneaker do que meia comprida.

6# INVISTA EM PEÇAS PONTUAIS DE DESTAQUE

Com o trio jeans + camiseta + sneaker você já montou a base do seu guarda-roupas. O estilo está garantido. Poderíamos até parar por aqui. Mas ainda dá para melhorar. Agora é hora de acrescentar algumas peças pontuais para serem usadas de vez em quando, para acentuar o seu look. São elas:

  • Bota (mas nada de coturno militar)
  • Camisa de flanela (social nunca)
  • Conjunto all balck (calça e camiseta)
  • Bermuda de moletom (para os dias quentes)
  • Jaqueta bomber (para os dias frios)

Com o tempo, você pode ampliar ainda mais o repertório acompanhando os looks e combos que postamos no Instagram do @modamasculina.

7# USE ALGUNS ACESSÓRIOS SE QUISER

Um relógio no pulso é sempre bem-vindo. Outros acessórios bacanas para investir? Pulseiras, colares e anéis, caso você goste. Mas lembre-se de escolher peças mais urbanas e contemporâneas, nada de usar aquele colar que você comprou na beira da praia.

8# EVITE VISUAIS SÉRIOS DEMAIS

Blazer? Sapato? Camisa social? Calça de alfaiataria? Não. Pode ficar tranquilo que, no futuro, você vai usar bastante essas peças. Mas escola não é lugar disso, senão vão te confundir com o professor.

9# DEIXE O CORTE DE CABELO SEMPRE EM DIA

Isso aqui é fundamental: vá ao barbeiro religiosamente todo mês. Estar com um corte de cabelo estiloso faz toda a diferença no visual.

10# CUIDE BEM DO GROOMING

Muitos adolescentes costumam ter espinhas. Os hormônios desempenham um papel considerável nisso, mas a oleosidade também. Então lave o rosto duas ou três vezes por dia, com sabonete para pele oleosa. Se isso não resolver, vale a pena consultar um dermatologista. Ele pode receitar algum produto mais eficiente para o seu caso.

11# VAI JOGAR BOLA? LEVA ROUPA PARA ISSO

Um detalhe importante? Nos dias em que você tiver educação física, ou quando for jogar bola no intervalo, é essencial levar uma mala com roupa e tênis específicos para isso. Terminou o jogo? Lave o rosto e troque de roupa novamente. Senão você ficará todo sujo, suado e amassado na classe.

PALAVRAS FINAIS: ISSO SÃO DICAS, NÃO REGRAS

Tudo isso que comentei acima são dicas, não regras. Se você segui-las, com certeza será um dos caras mais estilosos da escola. Mas existem outros caminhos possíveis, também. O segredo é pesquisar boas referências e inspirações, seja lá qual for o estilo que você quiser desenvolver.

VÍDEOS EM DESTAQUE

***

Texto oferecido por EL HOMBRE