Texto oferecido por EL HOMBRE

* * *

Quem aí sabe a diferença entre esporte fino e passeio completo?

Para resumir, no passeio completo você precisa usar terno e gravata, enquanto no esporte fino está liberado para adotar um look mais casual, com blazer e camisa.

Ok, se você foi convidado para uma festa que pede esporte fino no convite, agora já sabe o que significa. O próximo passo? Pegar estas 11 dicas conosco de como montar um visual matador.

1# BLAZER AJUSTADO, POR FAVOR

O blazer é a peça-chave do esporte fino. Não vacile. Ele precisa estar sempre ajustado, com bom caimento no corpo. A modelagem slim fit é a melhor opção.

esporte-fino-masculino

2# PRETO OU AZUL-MARINHO?

Se você quiser usar blazer preto, o ideal é combinar com uma calça mais clara. Mas o blazer azul-marinho ou de diferentes tons de cinza em geral funcionam melhor num traje esporte fino, pois são mais casuais. O bege também é bacana para eventos diurnos.

esporte-fino-masculino

3# APOSTE NUMA CAMISA CLÁSSICA

Quer jogar seguro? Aposte numa camisa lisa clássica branca ou azul clara. Ou com listras discretas. Isso não é regra, mas a chance de você acertar no look é maior do que usando cores e padronagens mais ousadas.

esporte-fino-masculino

4# CAMISA PARA DENTRO OU FORA DA CALÇA?

É melhor deixar para dentro, o que passa uma imagem mais elegante. Para isso você precisa comprar uma camisa com estrutura social, como explicamos nesta matéria aqui. E como o cinto estará em evidência, leia o post que fizemos sobre como combinar cinto e sapato.

esporte-fino-masculino

5# SIM, DÁ PARA USAR GRAVATA

No caso do passeio completo, a gravata é indispensável. Isso não significa, no entanto, que é proibido usar gravata num traje esporte fino. A nossa dica é pegar um modelo mais casual e fino, de preferência com prendedor de gravata para modernizar o look. Outro acessório que cai bem: lenço de blazer.

esporte-fino-masculino

6# NADA DE SAPATÊNIS

Esqueça a sua obsessão pelo sapatênis. Use um sapato mais moderno, tipo o monk strap (esquerda) ou o derby com brogue (direita) na cor marrom, que é menos formal do que o preto. Prefere jogar seguro? Vá com um loafer clássico. Você também pode apostar numa bota social ou, até mesmo, num tênis branco, que tem sido muito usado ultimamente com alfaiataria.

esporte-fino-masculino

7# CALÇA DE ALFAIATARIA OU SARJA SÃO BOAS OPÇÕES

Já que estamos falando de alfaiataria, esse tipo de calça, que também é chamada de social, é perfeita para um look esporte fino. Uma alternativa é a calça de sarja, muito encontrada em tons terrosos como marrom e bege.

esporte-fino-masculino

8# USE JEANS COM CAUTELA

E quanto à calça jeans, pode usar? Essa aqui é uma questão polêmica. Mas se for um modelo mais escuro, sem detalhes chamativos na lavagem ou com rasgos, dá sim para usar.

esporte-fino-masculino

9# UM RELÓGIO SEMPRE AJUDA 

O relógio é um acessório que deixa qualquer look masculino mais estiloso. No caso do esporte fino, você pode adotar um relógio de aço ou com pulseira de couro.

10# COMO ESCOLHER AS MEIAS?

Você sabe que a meia deve combinar com a calça e não com o sapato, né? Já escrevemos disso aqui. Mas se você quiser deixar o visual mais moderno, use uma meia sapatilha (que não dá para ver, parece que você está sem) ou então uma meia colorida, que está em alta.

esporte-fino-masculino

11# PRESTE ATENÇÃO AO CAIMENTO DA ROUPA

Para finalizar, um item que faz toda a diferença: o caimento das peças. Você pode comprar as roupas mais bonitas do mundo, mas se elas ficarem largas em você, com tecido sobrando para todo lado, o resultado será ruim. A solução? Ajuste a calça e o blazer com um alfaiate. Isso fará toda a diferença no visual, pode acreditar.

esporte-fino-masculino

VÍDEOS EM DESTAQUE