É possível que você tenha a sensação de que o seu armário, mesmo estando cheio, não satisfaça as suas exigências. Parece sempre insuficiente. Você até possui várias peças de roupas, mas utiliza com frequência poucas delas – e o resto fica amargando a solidão do fundo da gaveta.

Normal. Isso é normal. Mas não é porque é normal que você precisa se acomodar, certo? Isso é ruim porque (1) te deixa insatisfeito diariamente; (2) causa dúvida na hora de escolher o look; (3) faz você perder tempo; (4) é um desperdício de dinheiro. Sorte nossa que há uma forma simples de resolver isso: o armário cápsula.

1# CONCEITO

Um armário cápsula é um armário construído para ser eficiente e versátil. As peças são pensadas para poderem combinar umas com as outras, assim você consegue maximizar a usabilidade delas e montar muitos looks com poucas peças. Isso é bom para a praticidade do dia-a-dia e também para o seu bolso, claro.

Os itens que entram no armário cápsula são os básicos. Camiseta, camisa, jaqueta, calça, bermuda e calçado. Cuecas, roupas esportivas e acessórios constituem uma categoria à parte, porque aqui estamos pensando no look do dia-a-dia.

2# COMPRANDO ROUPA

O segredo do armário cápsula é pensar o seguinte ao comprar suas roupas: “Essa camiseta combinaria com as calças que tenho?” Se a resposta for negativa, então procure outra. Se for positiva, maravilha. Esse raciocínio você vai levar para todas as roupas que for comprar.

3# NÚMERO DE PEÇAS

A quantidade de peças que você terá no seu armário vai variar. Não existe uma regra para isso. Mas olha só: com 12 peças bem escolhidas (3 calças, 6 camisetas e 3 calçados) você já é capaz de montar 54 looks diferentes e estilosos. Ou seja, quase dois meses sem repetir a mesma formação. Então com umas 25 ou 30 peças, você é capaz de montar um bom armário cápsula para todas as estações do ano.

4# PENSANDO NAS CORES

Uma das coisas mais importantes para se pensar na hora de criar o seu armário cápsula é a cor das peças. Cores muito chamativas são mais difíceis de combinar, então elas não são muito versáteis. O importante aqui é você optar por cores mais neutras, que combinam fácil entre sim. Alguns exemplos certeiros: preto, branco, cinza, azul-marinho e caqui.

5# PEÇAS DESTACADAS

Você pode sim, claro, apostar em algumas peças mais destacadas, que servirão para dar aquele diferencial ao seu look de vez em quando. Então escolher uma camiseta com uma estampa legal e mais chamativa pode? Pode sim. Uma calça de sarja colorida pode? Claro. Mas tenha consciência que essas peças vão expandir pouco o seu armário cápsula. Então compre-as com moderação.

6# PENSANDO NA SUA NECESSIDADE

Claro, o armário cápsula não é um conceito engessado para todas as pessoas. Cada um vai ter um tipo de armário cápsula, que vai variar conforme o seu estilo e necessidade. Por exemplo, se o dress code no seu trabalho é casual, você precisa investir mais em calças jeans, camisetas e sneakers. Agora, se for social, aí é necessário montar um armário com calças de alfaiataria, camisas, blazers e sapatos.

7# DESENVOLVENDO SEU ESTILO PESSOAL

Outro grande benefício do armário cápsula é que ele é perfeito para quem está começando a desenvolver o seu estilo pessoal. Como sempre comentamos, se você ainda não domina muito as combinações, o melhor é jogar seguro: peças básicas e combinações clássicas. O armário cápsula vai favorecer exatamente isso.

8# EXEMPLO DE UM ARMÁRIO CÁPSULA

Então vamos dar aqui um exemplo de armário cápsula. Lembrem, galera: isso é um exemplo. É claro que para alguém que trabalha num ambiente formal as exigências serão outras, como já comentamos acima. Mas só para vocês terem uma ideia de como pode funcionar:

  • 4 calçados (tênis branco; tênis preto; bota; sapato marrom)
  • 6 calças/bermudas (jeans escura; jeans clara; jeans preta; alfaiataria; bermuda de moletom; bermuda de sarja)
  • 7 camisas/camisetas (camiseta branca; preta; azul-marinho; cinza; camisa branca; azul; xadrez de flanela)
  • 3 jaquetas/blazer (jaqueta de couro; bomber; blazer azul-marinho)

Com essas 20 peças, você tem literalmente centenas de opções para montar o seu look. Se você comprar em lojas com bons preços e buscando ofertas, consegue gastar tranquilamente menos de R$ 2500. Acha muito? Mas pense que está construindo um armário perfeito para o ano todo – e o seguinte também. Então divida esse valor por 12 e você verá que vale a pena. Ah, é importante que você compre peças com qualidade, porque a proposta é que elas durem um bom tempo.

9# EXPANDINDO O ARMÁRIO

Depois que você montar o seu armário cápsula, você pode com o tempo ir expandindo aos poucos. Mas sempre lembrando da estratégia de comprar novas roupas que combinam com as que você já tem no armário. Assim, com um armário enxuto, você se sentirá bem vestido em qualquer ocasião.

***

Texto oferecido por EL HOMBRE