A calça jeans é um eterno coringa da moda masculina. Se você tiver uns 2 ou 3 modelos bonitos no  armário, seu look estará bem defendido em praticamente qualquer ocasião.

Mas se você quiser acrescentar mais variedade aos looks – e vale a pena fazer isso –  uma ótima opção é a calça de alfaiataria. Ou social, como algumas pessoas chamam.

Antigamente, essa peça era usada quase que exclusivamente no ambiente de trabalho ou em eventos formais, de preferência com um paletó para acompanhar. Mas hoje ela conquistou espaço também nos looks mais casuais masculinos.

Seu grande diferencial em relação ao jeans? Uma construção mais leve e fina, geralmente num tecido mais nobre, trazendo um toque de sofisticação e elegância ao visual. Além disso, em vez do bolso regular frontal, traz um bolso faca mais discreto.

Apesar do seu nome remeter a uma roupa sob medida, muitas marcas oferecem hoje a calça de alfaiataria em formato prêt-à-porter. Ou seja, pronta para você comprar na loja e vestir no mesmo dia, se quiser.

Hoje vou dar algumas dicas de como usar a calça de alfaiataria no seu dia-a-dia. Bora lá?

INVISTA NUMA MODELAGEM SLIM

Como sempre, vou começar com a dica mais importante: o caimento da calça. Nada de comprar um modelo muito largo. Invista numa peça slim, que fica mais ajustada ao corpo e cria um visual mais harmônico. Só não pode ficar apertada, ok? Slim é uma coisa, apertada é outra. Conforto é fundamental.

AJUSTE SEMPRE A BARRA

Outro fator muito importante é a barra. A tendência atual é deixá-la na altura do tornozelo. Isso vai dar mais destaque ao sapato, porque assim a calça não vai cobri-lo. Portanto lembre-se de ajustar a calça. Muitas vezes a própria loja oferece esse serviço. Senão, leve a um costureiro ou alfaiate.

COMO ESCOLHER A MEIA?

Quer deixar o look bem modernizado? Use o sapato sem meia, mostrando um pouco do tornozelo. Você também pode apostar numa meia colorida. Fica sensacional e traz muita personalidade ao look. Ou então vá numa meia clássica, que rouba uma cor da calça, para não ter perigo de errar.

NÃO HÁ OBRIGATORIEDADE DE CINTO

O cinto é opcional, senhores. Foi-se o tempo em que uma calça social pedia, obrigatoriamente, um cinto para acompanha-la. Eu prefiro usar sem. Fica mais contemporâneo o visual. Mas caso você decida usar, lembre-se de combinar com o sapato: preto com preto, marrom com marrom.

ESCOLHENDO A COR DA CALÇA

O melhor é não inventar muito: com uma calça lisa azul-marinho ou cinza você nunca vai errar. Dá até para incluir uma leve padronagem xadrez se quiser, mas mantendo a discrição. Já preto fica muito sério. Eu não recomendo, exceto se for para usar com terno completo. E para uma ocasião diurna, o bege é um alternativa também a ser considerada.

QUAL É O MELHOR SAPATO?

sapato social é uma escolha infalível para usar com a calça de alfaiataria, especialmente os marrons, que trazem mais descontração ao look. Dá para usar preto? Dá. Só que fica mais formal. Agora, se você quiser ousar mesmo, um sneaker branco pode ficar interessante.

APOSTE NUMA CAMISA CLÁSSICA

Tem gente que usa calça de alfaiataria com camiseta. Eu, particularmente, acho um pouco exagerado. Por isso recomendo uma camisa clássica, por exemplo branca lisa ou azul vichy. Não tem como errar. É elegância pura.

VALE A PENA COLOCAR BLAZER?

O blazer é uma boa opção para completar o look. Mas tome cuidado. Se você escolher um igual à calça, estará montando na verdade um conjunto que se assemelha ao terno, portanto traz mais seriedade. Caso o objetivo seja algo mais casual, pegue uma tonalidade (ou até mesmo cor) diferente, fugindo apenas do preto, como já sugeri anteriormente.

VÍDEO EM DESTAQUE:

***

Texto oferecido por EL HOMBRE