“A moda atemporal se atualiza?” Olá, senhores, Pedro Nog na área para mais uma dica de moda masculina! Hoje eu recebi essa pergunta, sobre moda atemporal, e achei o questionamento muito relevante.

Antes de mais nada, bora definir o que significa moda atemporal. São aqueles looks clássicos que nunca envelhecem. Por exemplo? Jeans e camiseta branca. Costume azul marinho, com sapato marrom. E assim por diante.

Quem aí já ouviu falar em fast fashion? Hoje em dia, muitas marcas adotam essa filosofia. Elas lançam várias coleções no ano, sempre pulando de uma tendência para a outra. O resultado disso é que essas peças acabam sendo temporais e duram pouco, porque rapidamente elas saem de moda.

A proposta da moda atemporal é o oposto disso. São aquelas peças que, se você cuidar bem, elas vão durar muitos anos. Tipo uma jaqueta bomber de couro. Um sapato Oxford. Uma camisa social branca. Etc. Daqui a 5 anos, elas ainda estarão em alta. Assim como estavam em alta 5 anos trás.

Mas voltando à pergunta que abriu este texto, a moda atemporal precisa ser atualizada? A resposta é “sim”, você precisa ajustar certos detalhes da sua roupa para dar um toque contemporâneo ao look.

Os filmes do 007 demonstram isso muito bem. O James Bond é ótimo exemplo de estilo atemporal. Um dos looks preferidos dele é o clássico terno cinza com camisa branca, que ele usa praticamente em todo filme. Mas note como esse visual foi adaptado a cada período.

moda atemporal

O James Bond do Sean Connery, nos anos 1960, usava o terno com um caimento mais justo, lapela fina e gravata slim. Aí na fase do Roger Moore, nos anos 1970 a 1980, a gravata já ficou muito mais larga, assim como a lapela, porque era como se usava um look social na época.

moda atemporal

Com o Pierce Brosnan, anos 1990, o terno ficou ainda mais largo e longo. Aí o que aconteceu com o Daniel Craig, a partir dos anos 2000? Voltou o caimento slim e a gravata afinada, como na época do Sean Connery, lá nos anos 1960.

Então notem o seguinte, senhores: são todos looks atemporais de terno ou costume cinza, com camisa branca. Mas sempre atualizando alguns detalhes – como a largura da gravata ou o caimento do paletó – para trazer um toque contemporâneo ao visual.