Todo ano a revista “GQ” premia os brasileiros que mais se destacaram, em diferentes categorias, no evento do “Men of the Year”, conhecido também como “MOTY”. A edição 2022 do prêmio rolou na última quinta-feira (03/11), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Tive o prazer de assistir à premiação ao vivo, a convite do querido Daniel Bergamasco, diretor de conteúdo da “GQ”, que tem feito um trabalho extraordinário à frente da revista. Reuni abaixo 9 momentos que, na minha opinião, foram inesquecíveis naquela noite:

01# A APRESENTAÇÃO DO MARCELO ADNET

Marcelo Adnet é um dos caras mais engraçados do Brasil e isso não é segredo para ninguém. Mas assisti-lo ao vivo — e testemunhar sua capacidade de improvisação — é uma experiência única. Sempre que alguém subia no palco e dava um discurso ao entregar/receber um prêmio, Adnet conseguia, com elegância e bom humor, extrair uma piada engenhosa daquele momento.

Foto: Instagram @gqbrasil

02# ADEMAR LUCAS COM SUA MÃE NO PALCO

Um dos premiados da noite foi o skatista e ativista Ademar Lucas, fundador da Ademáfia, um projeto no RJ que usa o skate como ferramenta de transformação social. Lucas levou ao palco sua mãe, a dona Maria Socorro, para homenageá-la. E chorou abraçado a ela. Foi a cena mais bonita e emocionante do MOTY 2022.

Foto: Instagram @gqbrasil

03# A CRIATIVIDADE DOS LOOKS

O dress code do MOTY 2022 era “casual chic”, com a sugestão de inserir elementos do futebol no look, por conta da Copa do Mundo, que terá início agora no final de novembro. Os convidados souberam unir muito bem criatividade e bom gosto na escolha das roupas. Foi um belíssimo desfile de inspirações.

Foto: Instagram @gqbrasil

04# A BELEZA DO RIO E DO COPACABANA PALACE

Sou paulista e adoro morar em São Paulo, mas sejamos sinceros: em termos de beleza natural, o Rio de Janeiro está em outro patamar. Não bastasse isso, o MOTY 2022 foi no Copacabana Palace, que não leva o nome “palácio” à toa. Construído em 1923, ele é o hotel mais icônico do Brasil, palco de grandes acontecimentos culturais da história do país. Estar no Copacabana para o MOTY 2022 é vivenciar, em primeira pessoa, mais um destes acontecimentos.

Foto: Divulgação

05# OUVIR (E VER) RONALDO DISCURSANDO

De Casimiro a Cauã Reymond, passando por Marcos Mion, Xamã, Paulo Vieira, Fabio Porchat, Lázaro Ramos e muitos outros, o MOTY 2022 reuniu um elenco formidável de personalidades brasileiras. Mas o magnetismo de Ronaldo, ganhador do prêmio “Ícone”, é algo diferenciado. Ele é o tipo de celebridade que os próprios famosos pedem para tirar foto junto. O comentário de Casimiro ao receber o prêmio de “Conteúdo Digital” resume bem isso. Ele, que já chegou a fazer live no Twitch para mais de 500 mil pessoas ao mesmo tempo, brincou no palco com o fato de Rolando estar ali: “Ronaldo, não olha para mim, que eu fico nervoso de saber que você tá aqui vendo meu discurso!”

Foto: Instagram @gqbrasil

06# A SIMPATIA DO CASIMIRO

Falando no Casimiro, ele é um fenômeno da internet, daqueles que não consegue andar 20 passos sem que alguém peça para tirar uma foto com ele. E que simpatia extraordinária, senhores. Poucas coisas são unânimes no Brasil. Mas o carisma de Casimiro, com certeza, é uma delas.

Foto: Instagram @gqbrasil

07# A AMIZADE DE CAMILA PITANGA E LÁZARO RAMOS

Meu pai, Paulo Nogueira, um grande jornalista, certa vez escreveu que “a amizade é como a união de dois tecidos tão bem-feita que você sequer nota a costura.” Camila Pitanga foi convidada para entregar o prêmio da categoria “Cinema” a Lázaro Ramos. Seu lindo discurso expressou um amor fraternal que emocionou a todos os presentes.

Foto: Instagram @gqbrasil

08# O ESTILO DE DAVID LUIZ E RODINEI

O estilo dos convidados do MOTY 2022 estava impecável, mas decidi escrever um tópico à parte sobre os looks do David Luiz e do Rodinei, campeões da Libertadores com o Flamengo, porque eu não sabia que eles se vestiam tão bem. Os dois estavam entre os mais elegantes do Copacabana Palace.

Foto: Instagram @gqbrasil

09# GILSON RODRIGUES E RENE SILVA SENDO HOMENAGEADOS

O melhor eu deixei para o final. Uma das categorias do MOTY é a de “Mobilização Social”, um merecido prêmio para aquelas pessoas que batalham diariamente para transformar o Brasil num país melhor e mais justo. Foi memorável ver Rene Silva, do “Voz das Comunidades”, que ganhou o MOTY em 2021, junto no palco com Gilson Rodrigues, do G10 Favelas, o ganhador de 2022. É o tipo de cena que nos faz acreditar no futuro do país.

Foto: Instagram @gqbrasil

PS: A lista de todos os ganhadores do prêmio você pode ver aqui