Desde 2016, a Reserva nutre o projeto 1P5P, em parceria com a ONG Banco de Alimentos e o Projeto Mesa Brasil/SESC, para ajudar milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa consiste em complementar cinco pratos de comida a cada peça vendida na Reserva, Reserva Mini e Reserva Go e não envolve nenhum tipo de incentivo fiscal para a marca. Em dezembro de 2021, o projeto ultrapassou 60 milhões de refeições complementadas em todo Brasil.

Dentre tanta insegurança alimentar que assola o país, agravada nos últimos anos principalmente pela inflação e pandemia, a fome no Brasil já atinge mais de 19,1 milhões de pessoas, segundo pesquisa realizada no final de 2020 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) ou seja, cerca de 9% da população brasileira. “Uma das maiores crueldades a que o ser humano pode ser submetido é a fome. Ela impede que as pessoas estudem, trabalhem, vivam. Por isso, escolhemos combatê-la”, diz Rony Meisler, CEO da AR&Co e fundador da Reserva.

No último ano foram mais de 15 milhões de refeições complementadas. Além das tradicionais vendas em lojas Reserva, Reserva Mini e Reserva Go, a marca realizou outras ações para viabilizar ainda mais o projeto, como o Corre da Reserva, com cerca de 19 mil pratos complementados, e o Polo Day com mais de 7.500 pratos e Lives patrocinadas, que contribuíram para atingir esse marco grandioso.

A complementação nutricional se baseia na oferta de alimentos que agregarão valor nutricional às refeições e, que, geralmente, não são viabilizados às instituições sociais, como alimentos ricos em proteína, além de hortaliças, verduras, e legumes, por exemplo. A cada venda, a Reserva faz o repasse financeiro à ONG Banco de Alimentos e ao Projeto Mesa Brasil, que coletam excedentes de alimentos em indústrias, mercados e hortifrutis e distribuem em instituições de apoio às pessoas em insegurança alimentar. São essas instituições as responsáveis por prepararem as refeições e realizarem as entregas. Ao longo dos quase 6 anos de projeto foram mais de 400 instituições impactadas no Brasil e cerca de 500 mil pessoas beneficiadas.

A ideia surgiu em uma das viagens de Rony Meisler, CEO da AR&Co, ao Ceará. Já engajado em começar um projeto social com a marca, a ideia inicial foi pensada na educação. Porém, ao conversar com um jovem local sobre sua vivência diária, Rony decidiu mudar seus planos. Questionado pelo jovem se ele conseguia estudar ou trabalhar com fome, Rony percebeu que a fome vinha antes de qualquer coisa. “Nós temos muito orgulho do projeto 1P5P, pois acreditamos que ele pode inspirar outras instituições a ajudarem a reduzir a fome no Brasil e porque sabemos que quem tem fome tem pressa. Principalmente em um período tão delicado da história da humanidade, precisamos nos unir como sociedade para ajudar quem precisa”, finaliza Rony.